Modo Meu

Hajime no Ippo – A Força dos Punhos!

28/02/2013 - Categoria: Animes - Autor(a): Caio Túlio Costa

hajime no ippo modo meu 1

O boxe, ou pugilismo, é um dos esportes mais difundidos e apreciados no mundo todo. Sua origem é inglesa e data do século 18, quando ainda era praticado com as mãos nuas. Entre seus maiores expoentes estão Muhammad Ali, George Foreman e Mike Tyson.

O esporte serviu de inspiração para a criação de “Hajime no Ippo”, uma série de anime e mangá idealizada pelo mangaká George Morikawa. O mangá, criado em 1989, ainda é publicado e possui atualmente mais de 975 capítulos em quadrinhos, distribuídos em 76 volumes, além de uma soma de 102 episódios de suas adaptações em anime.

Desde que foi lançado até hoje, os quadrinhos são publicados pela editora Kodansha, na revista semanal Shonen Magazine. O trabalho faz muito sucesso no Japão e, pasmem, na França! Tanto que o autor cria um novo volume somente a cada quatro meses, o que reflete em um trabalho extremamente bem feito. São 23 anos de trabalho.

O desenho animado clássico tem produção do famoso estúdio Madhouse, o mesmo de “Death Note” e “Cardcaptor Sakura”, e a direção ficou por conta de Satoshi Nishimura que trabalhou em séries como “Trigun” e “Paradise Kiss”, é conhecido nos Estados Unidos como “Fighting Spirit” (espírito combatente).

A série clássica foi exibida no Japão de 2000 a 2002 pelo canal Nippon Television e possui 76 episódios que contam o enredo mostrado no mangá até o volume 30. Ela possui, ainda, um OVA (Original Video Animation) complementar chamado “Hajime no Ippo: Mashiba vs Himura” e um filme, “Hajime no Ippo – Champion Road”.

Continuação

Em 2009, a franquia ganhou prosseguimento com a temporada conhecida como “Hajime no Ippo: New Challenger” que possui 26 episódios produzidos pelo estúdio da própria Nippon Television, o mesmo de “Kiki´s Delivery Service”, dirigidos por Jun Shishido, que trabalhou na série “X”, e veiculados no próprio canal da produtora.

Misturando drama, pitadas de comédia, romance e muita ação, “Hajime no Ippo” tem uma fórmula cativante. Depois de ganhar uma certa fama também foi responsável por difundir e aumentar a procura pela prática do boxe em território nipônico e arrisco a dizer, até mundial.

hajime no ippo 2

A história

O enredo conta a saga do tímido e humilde garoto Ippo Makunouchi, de 16 anos. Ele não tem tempo para fazer amigos, se divertir e muito menos praticar esportes pois tem que ajudar a cuidar do negócio da família, uma loja de artigos de pescaria.

O jovem é constantemente vítima de bullying e um dia é seriamente espancado por vários garotos. Ippo é salvo por um famoso boxeador que passava pelo local, Mamoru Takamura, e levado até a academia Kamogawa de boxe onde Genji Kamogawa trata de seus ferimentos.

Quando Ippo acorda, seu salvador sugere que ele descarregue suas frustrações no saco de areia, Kamogawa percebe o talento de Ippo e o vínculo de amizade dos dois se constrói a partir daí, continuando com o garoto começando a praticar boxe.

Em “New Challenger“, a história é uma continuação direta da vida de Ippo, todo o seu envolvimento com o boxe e a realização de seus sonhos.

Para ligar as duas fases foi produzido um longa. “Hajime no Ippo” teve uma animação, o Champion Road, exibida em 2003. O filme serve como uma ponte entre os episódios da saga clássica e a temporada New Challenger, onde Ippo defende pela primeira vez o título de campeão dos Pesos-Pena.

Outras mídias

“Hajime no Ippo” possui, ainda, três jogos para PlayStation 2, são eles “Victorious Boxers”, “Victorious Road” e “The Fighting! All Stars”; “The Fighting!” para Game Boy Advance, PlayStation e Nintendo DS; “The Fighting Revolution”, para o console de nova geração Nintendo Wii; e para o portátil da Sony, PSP, o “The fighting! Portable Victorious Spirits”.


Posts relacionados