Modo Meu

Monster – Horror Policial

29/01/2013 - Categoria: Animes - Autor(a): Caio Túlio Costa

Monster no Modo Meu

Considerado um dos quadrinhos japoneses seinen (adultos) de horror mais famosos, ´Monster´ é um thriller policial repleto de tensão psicológica que consegue tirar o sossego dos que o conhecem.

Criado em 1994 por Naoki Urasawa (mesmo mangaká de ´20th Century Boys´), este mangá totaliza 162 capítulos, compilados em 18 volumes e publicados sob o selo “Big Comic Original”, da editora Shogakukan, a responsável por InuYasha. ´Monster´ foi sucesso de vendas até 2001, ano em que foi encerrado.

O drama e suspense da série ainda levaram os quadrinhos a uma adaptação animada produzida pelo Estúdio Madhouse, de “Death Note”.

Seus 74 episódios foram exibidos em 2004 e 2005. A série ficou sob a direção de Masayuki Kojima, de ´Sakura Wars´, os roteiros na mão de Tatsuhiko Urahata, de ´D. Grey-man´ e a caracterização por Kitaro Kosaka, de ´Akira´.

Seu enredo obscuro, amedrontador e complexo gira em torno do jovem e talentoso neurocirurgião japonês Kenzou Tenma, que trabalha em um grande hospital de Düsseldorf, Alemanha. O médico tem tudo para garantir seu futuro promissor: É respeitado pelos colegas e pelos pacientes, está de casamento marcado e é o favorito do diretor do hospital.

No momento em que um casal de pequenos irmãos em estado grave precisa de uma operação, o senso de justiça de Tenma fala mais alto e o seu pensamento de que todas as vidas humanas possuem direitos iguais é posto à prova. O doutor abre mão de tratar um paciente de relevância pública (~e política~) para atender as crianças que chegaram primeiro na sala de cirurgia. Desobedecendo a política do hospital, Tenma tem sua carreira arruinada, destruindo tudo o que havia edificado ao longo da vida.

A partir disso, fatos misteriosos seguidos e estranhas mortes começam a acontecer no ambiente hospitalar e social do neurocirurgião. Todos possuem algo em comum: restaurar a ascensão de Tenma.

Monster no ModoMeu2

Investigação

Tornando-se o principal suspeito de crimes que não cometeu, o doutor passa a investigar os casos por conta própria e descobre a ligação destes com as crianças, sangrentos massacres, a Segunda Guerra Mundial e um passado negro e perigoso repleto de metáforas bíblicas e teorias conspiratórias.

É com esse enredo bem estruturado e assustador que ´Monster´ garante seu espaço na galeria de horror nipônica. O tema que coloca em evidência os valores éticos e morais do ser humano é muito bem explorado, mostrando a verdade sobre o comportamento cruel que um indivíduo pode vir a ter. Nossos conflitos internos e anseios mais íntimos também são muito bem abordados.

A trilha sonora mescla elementos de jazz, blues e soft rock, que se encaixam com maestria nas cenas da animação. Seus cenários abusam de contextos históricos, científicos e geográficos, que mostram sua seriedade, maturidade e beleza.

A queda do Muro de Berlim, outros lugares e também acontecimentos têm seu espaço, dando à série um ar de autenticidade.

´Monster´ é sucesso de crítica no mundo, e foi, inclusive, publicado no Brasil pelas Editoras Conrad e Panini.

Em 2002, uma adaptação literária chamada ´Another Monster´ foi escrita pelo próprio Urasawa e mostra os acontecimentos da série em uma releitura a partir do ponto de vista de um repórter investigativo.


Posts relacionados