Modo Meu

Paprika – Psicoterapia Revolucionária

02/10/2012 - Categoria: Animes - Autor(a): Caio Túlio Costa

Vamos falar de um universo em que a tecnologia da manipulação dos sonhos, espionagem industrial e arquitetos do subconsciente estão presentes na realidade. Não, isso não é o sucesso “A Origem“, de Christopher Nolan. Mas se trata de sua essência, que fora totalmente explorada quatro anos antes pelo renomado estúdio Madhouse. Estamos falando de Paprika.

Filmado em 2006 e adaptado do romance noventista de Yasutaka Tsutsui, o longa-metragem é um marco da animação japonesa de ficção científica. Dirigido pelo grande Satoshi Kon (Tokyo Godfathers), produzido por Masao Takiyama (Jura Tripper) e Jungo Maruta (Kemonozume) e distribuído pela Sony Pictures Classics, Paprika foi exibido em grandes eventos do mundo cinematográfico como o Festival Internacional de Cinema de Veneza, Fantasporto e Sarasota Film Festival. Sua fantástica recepção pode ser notada pelas críticas positivas de grandes meios como Rotten Tomatoes e Revista Time, que inclusive elegeu Paprika ao TOP das vinte e cinco melhores animações de todos os tempos.

Paprika no Modo Meu2

Vencedor de importantes prêmios – entre eles o Montréal Festival of New Cinema -, o longa-metragem traz um complexo enredo que se desenrola em um cenário mergulhado em ficção científica. A história se dá quando a humanidade desenvolve uma revolucionária psicoterapia chamada Terapia dos Sonhos. A prática consiste em um dispositivo que permite ao usuário o livre acesso ao subconsciente do paciente, que terá todos os seus sonhos explorados. Antes de ser sancionada pelo governo, a tecnologia é roubada e vários cientistas entram em um estado de regressão mental marcado pelo enlouquecimento.

O criador do dispositivo, Dr. Tokita, conta com a ajuda de uma competente pesquisadora, a Dra. Atsuko, que assume seu alter-ego Paprika para se aventurar pelas mentes e descobrir o que está por trás das fatalidades que estão causando catástrofes, desequilíbrios e instabilidades na sociedade estabelecida.

Recheada de elementos de ficção científica, mistério, fantasia e um belíssimo visual, Paprika é um grande sucesso dos cinemas.

Sua trilha sonora é muito elogiada por ser uma das primeiras do estilo Vocaloid, isso é, vozes sintetizadas que se assemelham a notas musicais com diversos efeitos. Criando uma grande sintonia com o clima do filme, a sonoridade e todas as suas características foram criadas por Susumu Hirasawa (Sword of the Berserk).

Paprika no Modo Meu3

Vale a pena se aventurar por todo esse universo de sonhos. Conhecer do que o nosso próprio subconsciente é capaz, assim como nossas vontades mais íntimas. Esse é o verdadeiro desafio estabelecido pela complexidade do filme. Não deixe de conferir. Paprika é um título que pode ser considerado sem medo como um Achievement de Vida. 

Confiram o trailer do filme:

Me diga o que achou do post, só com sua opinião o blog pode melhorar.
Deixe um comentário ou entre em contato por e-mail.


Posts relacionados