Modo Meu

Slam Dunk – Agilidade, destreza e confiança…

22/01/2013 - Categoria: Animes - Autor(a): Caio Túlio Costa

slam dunk no modo meu 1

A série clássica de anime e mangá “Slam Dunk” retrata um dos esportes mais difundidos e populares no mundo, o basquete. Neste esporte coletivo, criado em 1891 nos Estados Unidos, duas equipes de cinco integrantes cada disputam pontos que são marcados ao passar a bola por dentro de cestos localizados nas extremidades da quadra, seja em um ginásio ou ao ar livre.

Em “Slam Dunk”, além de disputar pontos, o protagonista Hanamichi Sakuragi briga pelo amor de uma garota. O mangá é um dos mais conhecidos do escritor e desenhista Takehiko Inoue, reconhecido mundialmente por “Vagabond” que conta a história do famoso samurai Musashi Miyamoto.

As histórias em quadrinhos de “Slam Dunk” foram publicadas pela Editora Shueisha na revista Shonen Jump entre 1990 e 1996, possuindo 276 capítulos, compilados em 31 volumes, sendo considerado um dos maiores sucessos das terras nipônicas. Chegaram a atingir a marca de 120 milhões de cópias vendidas. O trabalho é considerado um dos principais difusores do esporte entre os japoneses.

Em sua adaptação animada, “Slam Dunk” tem 101 episódios exibidos entre 1993 e 1996. Dirigido por Nobutaka Nishizawa, o mesmo de “Zatch Bell”, e produzido pelo estúdio Toei Animation, de “One Piece”, o anime fez a audiência da TV Asahi aumentar bastante, mesmo não seguindo fielmente o que é contado no mangá.

Enredo

O protagonista desta história é Hanamichi Sakuragi, um adolescente rebelde e rabugento que mesmo tendo mudado de escola, continua com uma maré de azar no amor. Metendo medo em seus colegas de colégio e sem conquistar nenhuma garota, Hanamichi se apaixona por Haruko Akagi, uma jovem que ama o basquete. Tentando impressioná-la, o garoto começa a jogar no time de sua escola, a Shohoku, e descobre que tem vocação para o esporte. Mesmo sendo forte e alto, características cruciais para o basquete, Hanamichi nunca havia jogado antes e só pensa em mirabolantes jogadas para impressionar Haruko. Isso resulta em um conflito com o capitão do time,- irmão mais velho de sua amada -, e uma rivalidade com Rukawa Kaede, um habilidoso e carismático jogador, além de dono do coração de Haruko.

slam dunk 2 modo meu

Misturando gêneros como ação, comédia, aventura e romance, “Slam Dunk” sabe retratar com perfeição os resultados de um trabalho árduo. Determinação, disciplina e superação são alguns dos pontos explorados, assim como conseguir driblar as diferenças com o objetivo da vitória. O trabalho em equipe e a amizade são recorrentes em toda a obra de Takehiko Inoue.

O basquete, assim como suas regras, regulamentos, posições e demais características são pontos de partida de vários arcos da história e servem como grande atrativo para fãs e admiradores do esporte também.

Outras mídias

O sucesso de “Slam Dunk” também o levou aos cinemas em quatro curtas animados, produzidos pela Toei Animation, entre 1994 e 1995. Os filmes são “Slam Dunk“, “Zenkoku Seiha da! Sakuragi Hanamichi“, “Shohoku Saidai no Kiki! Moero Sakuragi Hanamichi” e “Hoero Basukettoman Tamashii! Hanamichi to Rukawa no Atsuki Natsu“, todos servem de ponte entre os episódios da série animada.

Diversos jogos desenvolvidos pela Banpresto e produzidos pela Bandai foram lançados. Plataformas como Super Nintendo, Sega Saturn, Mega Drive e Sega Game Gear receberam os jogos “Slam Dunk”, “Slam Dunk 2” e “SD Heat Up”. Em 1995, a série ganhou até uma máquina de fliperama que se tornou sucesso no Japão.

Premiações

Em 1995, o mangá “Slam Dunk” ganhou o “Shogakukan Manga Award“, um dos maiores concursos do Japão. Já em 2007, foi declarado o mangá favorito na terra do Sol nascente , além de ser considerado um dos três grandes pilares responsáveis pela “Era de Ouro” da revista Shonen Jump, junto com “Dragon Ball” e “Yu Yu Hakusho”.


Posts relacionados