Modo Meu

Filmes, mensagens e o teste de Bechdel

19/02/2014 - Categoria: Filmes - Autor(a): Dyego Cruz

Disney-Princesses-as-Disney-Villains-disney-villains

O assunto pode parecer meio antigo para alguns que chegarem a ler o post, mas é algo que trata muito sobre como os filmes, sejam animações ou não, podem ensinar ou deixar de ensinar crianças e adultos como funciona o mundo e como devem se comportar perante o ciclo da vida.

Os anos tem se passado e o mercado cinematográfico tem se focado cada vez mais em “mundos” com um ou um grupo de heróis, em sua maioria homens, que devem lutar para ter sua recompensa no final.

O que quero dizer é que as mulheres sempre foram e ainda são retratadas como “princesas peças frágeis” e que sempre estão precisando de ajuda para fazer ou conseguir algo.

Isso pode parecer “normal” para muitos, mas é algo que pode causar um impacto muito maior do que podemos imaginar na sociedade. Pode até parecer absurdo, mas as princesas da Disney passam mensagens mais positivas do que machistas.

Teste de Bechdel

O teste em si insiste em algo que pode parecer bobagem, mas os filmes que passam positivamente por ele geralmente são aqueles em que mulheres são as protagonistas passando uma mensagem de como ser uma pessoa melhor e ajudar outras pessoas.

Para passar no teste o filme deve conter:

  • Pelo menos duas mulheres com fala;
  • Que conversem;
  • Sobre um assunto que não seja homem.

Vejam o vídeo de Colin Stokes e vocês entenderão mais ainda sobre que tipo de filme deveriam ser feitos e deveríamos mostrar para as crianças.

Como vocês puderam ver no vídeo, a proporção de impactos que podem ser causados  na sociedade devido a mensagens que os filmes passam ou não é algo bem maior do que se pode imaginar.

Com isso deixo aqui uma lista de filmes (e séries) do site Filmow que passam no teste de Bechdel e que passam mensagens positivas.


Posts relacionados