Modo Meu

Ponte dos Espiões – a excelência de Spielberg, do jeitinho que o americano gosta

24/02/2016 - Categoria: Filmes - Autor(a): Mariana Fernandes

Ponte-dos-Espiões

Poucos dias para uma das premiações mais aguardadas/atualmente polêmicas do ano, o Oscar, os nossos olhos voltam-se para os indicados ao grande prêmio da industria de cinema. Claro que os indicados a “Melhor Filme” ganham uma maior evidência, afinal são filmes que esperamos que entrassem na lista, e outros que nem sabíamos da existência, como e o caso da obra de Steven Spielberg, “Ponte dos Espiões“, que gerou surpresa de muita gente que não tinha ouvido sequer falar do filme.

Mark Rylance e Tom Hanks

Protagonizado pelo queridinho de Spielberg, Tom Hanks como o advogado James Donovan, o filme foi baseado no incidente com o avião U2 em 1960, em território soviético. Donovan foi responsável pela troca de dois americanos, o piloto do U2 e um estudante, pelo espião soviético Rudolf Abel (Mark Rylance), acusado de cumplicidade com os soviéticos.

Aclamado pela crítica, o filme está entre os indicados a “Melhor Filme“, mas infelizmente não houve muita divulgação a ponto da obra não estar sendo reconhecida pelo público. Competindo com o gigante, em termos de blockbuster, Mad Max e o extremamente comentado “O Regresso“, por conta do nosso querido Leozim DiCaprio, a produção de Spielberg não parece ter muita chance, por mais incrível que eu tenha achado o filme.

ponte dos espiões

Mas por que do jeito que o americano gosta? Já ouviu alguém dizer (tipo eu) que os americanos gostam de americanizar tudo? Que eles sempre são os bonzinhos? Bem, essa história é mais uma dessas de como os americanos são civilizados e os seus arqui inimigos são cruéis, sem coração. Vamos ser sinceros, estamos falando de um período de guerra, onde os dois lados faziam de um tudo para arrancar informações e na minha opinião, essa ausência de limites não foi realista do lado americano. Foi cupa do Spielbergzim? Não, é mais culpa da cultura e de saber que os americanos vão ver ou não, mas não vou falar mais para não soltar spoiler. Assistam, vale a pena!


Posts relacionados