Modo Meu

Concursos de design para não cair na enrolação

20/05/2015 - Categoria: Design - Autor(a): Mariana Fernandes

ModoMeu_ Prêmios de Design

De vez em quanto recebo algumas dúvidas e pedidos para falar mais sobre a profissão que me acompanha dia após dia, o design. Esses dias, por causa do post sobre o Zupi Awards e um caso sobre a desvalorização do designer, que muito me indignou, estava lembrando de alguns concursos que passei durante o período acadêmico, o que achei sobre eles e bons concursos para participar.

Em um momento do seu período acadêmico provavelmente vão surgir algumas empresas, representantes, semanas de alguma coisa, entre outros com concursos como finalidade. O discurso é sempre o mesmo: “Trabalhe duro, faça algo muito bom, mande para cá que se a gente gostar, vai usar”. Aí eu me pergunto o que eu recebo com isso e o que isso vai me beneficiar, e lá vem a resposta: “Divulgação, é claro”.

Surpreendente, mas é bem comum ver esses tipos de concursos que se beneficiam do trabalho duro em troca de praticamente nada, pois vamos ser sinceros, quem vai prestar atenção na assinatura de um designer em uma embalagem de lanche? E até mesmo se prestar atenção, quem vai anotar os contatos de alguém dessa forma?

Não estou dizendo que todos os concursos são assim, afinal, seria muita contradição falar de um concurso e na mesma semana dizer que isso não é legal, mas ter bastante atenção é essencial, pois as vezes as entrelinhas  também podem prejudicar, por isso, vou indicar 3 concursos supimpas para quem está em busca de uma competição, mas não que ser deixado pra trás.

Concursos de design

1. Premiação Museu da Casa Brasileira

O concurso consiste na criação de um cartaz para que represente o outro concurso ligado a produtos arquitetônicos. Inicialmente o participante cria e envia um cartaz de acordo com o tema pedido, 10 cartazes serão escolhidos e expostos no museu e o primeiro lugar receberá uma quantia, que eu considero justa, para concluir toda a identidade visual do evento.

Já participei desse concurso e achei bem legal, mas vale ressaltar que para participar existe um um valor de inscrição e também do envio da peça, caso esteja disposto a investir, #ficadica.

2. Prêmio Estampa Brasil

Na terceira edição, esse concurso consiste na criação de estampas, de acordo com os temas exigidos. Os trabalhos selecionados são expostos e publicados na edição do ano, qual eu já falai no post “Entendendo um pouco da arte de estampar com o livro Alma Brasileira”. Além de exposição e publicação, os três primeiros ganham prêmios em dinheiro para estudo. Vale ressaltar que existem duas premiações, a exclusiva para estudantes e a para profissionais.

3. Zupi Awords

Essa vou deixar o post que explica bem melhor sobre o concurso, mas já sabe né?! Se estamos indicando é por que acreditamos ser uma coisa boa. Olha o link: Zupi Awords: Premiação Internacional de Arte, Design e Criatividade.

Espero que goste da dica, se tiver algum outro para indicar, deixa nos comentários e boa sorte, viu?!


Posts relacionados