Modo Meu

Categoria: Design de Web

03/10/2013 - Categoria: Design de Web - Autor(a): Mariana Fernandes

Flat DesignUma das maiores tendências de design da atualidade surgiu no meio online e parece estar tomando conta de tudo. Mas será que as pessoas sabem o que é esse tal de flat design?! Para que isso serve? Por que a maioria dos designers de plantão estão aderindo ao estilo? E principalmente por que ele é melhor do que o outro estilo (Skeuomorphism)?

Site Mr. VisualAntes de mais nada, vamos entender qual a diferença de Flat e Skeuomorphism para não confundir as cabeças alheias. Flat Design, também conhecido como design planos, está mais para uma filosofia do que só um estilo. Com uma característica bem minimalista ele não costuma possuir um interesse em sombras, degradês, texturas e nada que traga uma semelhança com a realidade, como o Skeuomorphism apresenta.

Com um estilo mais plano, o Flat design costuma apresentar: utilização de cores sólidas, nitidez na tipografia, contraste alto e grandes espaços de respiro ( aquela área “banca” no layout na qual deixamos para não ficar poluído e o cliente acha que é um desperdício de dinheiro). Para simplificar, podemos comparar com os sistemas operacionais chamando o Iphone CS6 de Skeuomorphism e o Windows Phone de flat design, deu pra entender a diferença?

Site built byO porque desse estilo só agora estar tomando lugar e sendo considerado o futuro das interfaces, por mais que não seja tão novo se observamos os primeiros computadores, foi a necessidade de deixar os sistemas mais intuitivos para os usuários que ainda não eram habituados as novas tecnologias, por isso as calculadoras tão realistas, os bloquinhos com textura de papel e por ai vai. Nessa época o Skeuomorphism era um mal necessário, mas agora que já estamos habituados a pontos de velhinhos estarem mega inteirados, que venham a mudanças para retirar todos dessa rotina.

Essa  filosofia de vida que está deixando todo mundo muito clean e bonito é a necessidade de priorizar o conteúdo nos diferentes meios: smartphones, tablets e desktops, dando maior importância as imagens e a tipografia, facilitando o entendimento e a usabilidade do layout, podendo trabalhar com formatos responsivos e mais inovações. Por isso senhor cliente que está lendo esse post, seja cabeça aberta e aceite o que o designer está dizendo, ok?!

Site Yep - flat designAos designers e até quem não é, pois é bom aprender, que querem entrar de cabeça nesse novo estilo, o site fltdsgn.com apresenta sites apenas com design planto, dando pra entender melhor como usar e como podemos dar um misturado sem ficar um monstrinho caso o cliente queira.


11/03/2013 - Categoria: Design de Web - Autor(a): Dyego Cruz

Novo layout facebook 2013

Sim, mais uma vez o facebook vai mudar e dessa vez parece que vai ficar muito melhor, ou pelo menos é isso que diz na página de divulgação em que sua frase principal é “Adeus desorganização! Olá histórias nítidas e atraentes.”.

Outra das promessas desse novo design que foi apresentado na semana passada, é poder ter essa mesma organização prometida de onde você estiver acessando, ou seja, independente de estar usando um celular/smartphone, tablet ou pc/notebook estará tudo da mesma forma lindamente organizado.

Novo visual facebook 2013 2

Claro que esse novo visual lembra muito com uma outra rede social que começa com “G” e termina com “+”, mas isso é até bom, pois pelo que parece as imagens terão um maior destaque. Só resta mesmo saber é como seremos abordados com a publicidade que faz os bolsos do Zuckerberg ficarem cheios.

Para mais informações e se inscrever na lista de espera do novo design é só acessar esse link, ou se preferir é só assistir ao vídeo abaixo.

Via: TechCrunch


11/02/2013 - Categoria: Design de Web - Autor(a): Mariana Fernandes

Estética Windows 8Depois que do booom em 2007 com o lançamento do iPhone, surgiu um padrão no design em que muitos começaram a seguir e até então foi assim, com a forma clean ditada pela Apple, mas com tudo sempre tem que mudar, surgiu, por mais incrível que pareça, em 2012, o lançamento do Windows 8 que veio para mudar essa estética a ser ditada.

fb2 (1)Por todo lado enxergamos layouts quadrados com grids extremamente alinhados, cores vivas e ícones de em harmonia trazem uma visão ainda mais clean do que a dos pioneiros nesse quesito (apple).

e4f5d16d2c91e874b95eda6e0bf326cfEm meio a grandes mudanças vem os motivos de referências que na minha opinião são muito bem merecidos, como exemplo o layout fictício do facebook feito pelo designer Fred Nerby que ganhou uma repercurção por ter sido muito bem construído e ter gerado aquela vontade de mudança no facebook.

layout twitterAlém do redesign do twitter criado pelo designer Zsolt Hutvagner, que acredito ter entrado nessa moda de redesign de redes sociais e afim, que ao meu ver não ficou tão bem construido quanto o do facebook, mas enfim, deixo para vocês dizerem o que acharam.