Modo Meu

Coralie Bickford-Smith – A arte de fazer capas de livros

18/02/2014 - Categoria: Design Gráfico - Autor(a): Mariana Fernandes

Coralie Bickford-Smith Vamos ser sinceros que o termos “Não se pode escolher um livro pela capa” não é bem verdade, se não toda a industria de editorial dedicada exclusivamente a criação de capas não haveria por que existir.

Nessa época que é preciso ter um bom motivo para que um livro saia impresso no mercado, as capas são um fator que pode tornar um simples livro – sem menosprezar a escrita –  em uma peça de arte a ser exposta, e esse é o trabalho da designer Coralie Bickford-Smith.

Cloth Bound Series Designer exclusiva da editora Penguin Books – uma editora tradicional, prestigiada e bem preocupada com o editorial de seus livros – Coralie, tem como cargo chefe a criação de coleções, que ao meu ver é bem mais complicado do que apenas um livro, porque é necessário um padrão que traga um ligação entre todos os livros da coleção, pra isso é preciso um estudo prévio de cada livro e blá blá bláa ( já estou ficando chata).

Para quem acha que o trabalho de Coralie Bickford-Smith é um sonho – como eu – não é pela sorte que ela conseguiu esse lugar, seu curriculum compõe graduação em design e tipografia na Reading University (Londres), diversas premiações, exposições, além de ser considerada a melhor designer de capa de livros da atualidade.

F. Scott FitzgeraldApesar desses milhões de títulos que nos leva a pensar na complexidade de cada peça, o trabalho de Coralie é bem simples, em sua maioria compostos de vetores, patterns e cores chapadas, um “nada de mais” que nos deixa de queixo caído com cada livro (Sabe quando você olha pra uma coisa e diz: Puts, por que não pensei nisso antes! É bem isso que acontece com os trabalhos e eu – inveja branca -). Podemos ver bem o seu estilo nas coleções: Cloth Bound Series (com capas de pano), Great FoodF. Scott Fitzgerald (que por sinal é a minha predileta), Gothic Horror Stories, entre outras.

Infelizmente suas capas só estão disponíveis nas versões em inglês, por isso é um pouquinho mais difícil de encontra as coleções completas na livraria, além de ser um pouquinho caro. Mas para quem quiser muito encontra esses livros, vou deixar o link da Amazon e um vídeo para você conhecer melhor.


Posts relacionados