Modo Meu

Cyberstorm, de Matthew Mather | Resenha

25/11/2015 - Categoria: Livro - Autor(a): Dyego Cruz

Capa_Cibestorm

Já parou para pensar se durante o natal começasse a ocorrer inúmeros acontecimentos estranhos, como a internet muito lenta em todo o mundo, falta de energia e água, notícias sobre possíveis invasões e sobre possíveis surtos de doenças? É fato que a nossa sociedade atual chegou a um ponto em que não consegue mais se viver sem a tão indispensável World Wide Web (WWW), ou como é popularmente conhecida por todos, a internet.

Toda essa nossa dependência, cada vez mais crescente, nos coloca exatamente em um dos pontos principais que Matthew Mather descreveu em seu livro Cyberstorm, publicado recentemente no Brasil pela Editora Aleph.

Com uma narrativa bem dinâmica, a história é contada por Mike, um pai de família que ganha dinheiro com sua empresa na internet, o que foi positivamente não muito aprofundada devido aos fatos que viriam a se seguir. Tudo começa quando de repente a internet começa a fica extremamente lenta e simplesmente sem nenhuma explicação plausível, começa também a faltar eletricidade e as comunicações falham na cidade de Nova York.

Ciberstorm_contra capa

Sem saber o que está acontecendo no mundo, ou mesmo na própria cidade, as notícias que se espalham começam ser cada vez mais controversas, causando alvoroço e muita confusão na civilização que até então era tido como “civilizada” e “preparada”. Os capítulos do livro estão divididos em dias e horas, sempre contando a partir do primeiro dia dos acontecimentos iniciais, que foram durante uma véspera de natal, o que torna a leitura ainda mais tensa pelo nosso cenário mundial atual e pela proximidade das festas (eu ainda estou muito paranóico). De certa maneira posso até comparar essa história com o terror de The Walking Dead, mas a diferença é que aqui ninguém sabe contra o que ou quem estão lutando.

Confesso que não tinha muita expectativa quando recebemos o livro, mas depois de começar, não consegui mais parar, pois o autor Matthew conseguiu colocar o leitor (no caso eu) na pele de Mike completamente e sentir toda a tensão e angustia que o personagem estava passando.

Além do quê, os diálogos sobre estar preparado e toda a dependência que temos não só em nossas casas, mas em toda a logística e economia mundial com a internet , são sensacionais. Nos fazendo refletir sobre tudo o que somos e o que sabemos e sobre o que ser humano não consegue mais fazer mesmo com toda essa tecnologia em suas mãos.

Ciberstorm_marcador e carta

Privacidade, segurança, o poder da falta de informação e o poder que as informações falsas causam nas pessoas em momentos de incertezas e ataques cibernéticos (Ciberataques) de um inimigo que não se sabe de onde vem e muito menos o por quê de estar atacando são muito bem pontuados em cada um dos diálogos mostrados nessa ficção científica. Que veio para mostrar o cenário de uma devastação que pode ser causada por “simples” ciberataques através da internet.

Espero que você dar uma chance a esse grande espetáculo e que depois venha dizer o que achou, pois garanto que essa leitura vai te deixar maluco quando entender que a internet de hoje vai muito mais além do que você pode imaginar.

Livro: Cyberstorm no Submarino


Posts relacionados