Modo Meu

O que diz o livro Quatro – Histórias da série divergente

07/01/2015 - Categoria: Livro - Autor(a): Dyego Cruz

Quatro - histórias da série divergente - Verônica Roth - Editora Rocco - Jovens leitores 01

Voltando com as resenhas que fazia um tempinho que eu não fazia, hoje teremos um livro que pode-se dizer que é um pouquinho diferente, pois como diz o seu título, são histórias da série Divergente.

O livro em questão é “Quatro – Histórias da série Divergente“, escrito pela mesma autora da série, Verônica Roth, e publicado pela Editora Rocco com o selo Jovens Leitores.

As histórias que estão no livro são focadas em um personagem específico da série chamado Quatro (por isso o título), que tem um papel muito importante e que segundo a própria autora, não teria muito sentido tentar abordar sua história durante a trama principal que gira em torno de Tris.

Quatro - histórias da série divergente - Verônica Roth - Editora Rocco - Jovens leitores 04

Para entender o que se passa não é obrigatório já ter lido o livro ou ter assistido o filme, mas com certeza vai te situar melhor ainda em algumas explicações que no início me deixaram um pouco curioso enquanto lia. E vai te deixar mais confortável em entender quem realmente é o personagem Quatro.

O mundo de Divergente

O mundo de Divergente (e do livro Quatro – Histórias da série Divergente) ocorre após uma grande guerra mundial, aonde as poucas pessoas que sobraram se dividem em Fações, aonde cada uma tem seu papel específico dentro das muralhas em que “o que sobrou da humanidade” vive e cada uma tem sua caraterística específica. As facções são Abnegação (altruísmo), Erudição (inteligência), Audácia (coragem), Amizade (generosidade) e Franqueza (sinceridade).

Cada pessoa nasce e é criada em uma dessas facções, mas após uma certa idade ela tem o poder da escolha que pode mudar completamente a sua vida, que é se formar na sua facção de nascença ou escolher uma nova. Existe um teste de aptidão que indica para qual facção cada pessoa é mais indicada, mas acredite, é bem mais complicado do que parece.

Quatro - histórias da série divergente - Verônica Roth - Editora Rocco - Jovens leitores 03

As histórias

  • A TransiçãoNa primeira história, o objetivo principal é mostrar o sofrimento que Quatro passou e o dilema de não saber o que fazer, agora que chegou o momento de escolher mudar ou continuar da mesma maneira que viveu.
  • A IniciaçãoAqui são mostradas as dificuldades que é se adaptar e conseguir conviver com as consequências da escolha que foi feita no dia da Cerimônia de Escolha.
  • O FilhoNão bastando todas as dificuldades, Quatro acaba sabendo que algumas coisas que lhe foram contadas e o mundo em que viveu, nada mais eram do que uma grande mentira.
  • O TraidorNessa parte fica difícil de entender, já que é tanta gente fazendo coisas estranhas que é complicado decidir quem está fazendo o certo ou o errado.
Quatro - histórias da série divergente - Verônica Roth - Editora Rocco - Jovens leitores 02

O livro tem uma leitura bem rápida e também possui algumas trechos “exclusivos” do livro Divergente, que na minha opinião não precisavam estar ali, mas de qualquer forma, espero que curtam ele assim como eu curti.

Link para compra no Submarino


Posts relacionados