Modo Meu

Resenha: O Reino das Vozes que não Se Calam

22/09/2014 - Categoria: Livro - Autor(a): Elizabeth Viana

Capa O Reino das Vozes que não se calam

Recebi esse livro para ler e fiquei me perguntando o porquê. Vai saber. Eu acredito que existe hora certa para se ler um determinado livro, por conta disso ainda me faltam quatro livros da minha lista para terminar. Mas ás vezes, certos livros simplesmente nos encontram, e este me encontrou, e embora eu acreditasse cegamente e piamente na possibilidade de não gostar, eu gostei. Adoro quando a literatura e certos autores me fazem “quebrar” a cara.

Carolina Munhóz, 25 anos, é uma jornalista e romancista brasileira, integrante de um dos maiores sites sobre Harry Potter, o Potterish. Escritora de literatura fantástica voltada para o público infanto-juvenil, viciada em redes sociais e podcaster no RapaduraCast. Carolina foi citada pelo meu amado mago Paulo Coelho como a escritora que move o mercado literário.

O Reino das Vozes no Modo Meu

Se você encontrasse um lugar onde todos o aceitassem, seria capaz de abandoná-lo?”.

O Reino das Vozes que Não Se Calam, conta a história de Sophie, uma garota insegura que se esconde dela mesma e que por não conseguir enxergar a beleza que ela tem e nem reconhecer o talento que possui, tem dificuldade em se relacionar com os outros. Sofrendo de um mal da alma chamado depressão e tendo de conviver com o bullying todos os dias, Sophie vai se desligando do mundo e se fechando na tristeza e na escuridão de seus pensamentos. Sentindo-se perdida e sozinha ela acaba descobrindo um lugar mágico: um Reino onde as vozes não se calam e as criaturas encantadas parecem mais reais do que as pessoas reais. Um lugar colorido onde ela finalmente poderá se encontrar. Dividida entre fantasia e realidade, Sophie contará com a ajuda mais do que preciosa de um rapaz (que não tem nada de comum), de uma fada que guarda todos os segredos e que tem uma tatuagem de pena no braço (vou nem falar quem tem essa tatuagem), de um ministro muito sábio, de um gato bem especial e de uma bruxa que trabalha com tarot, que lhe mostrarão os segredos da alma e a farão tomar a decisão mais importante, viver para sempre no Reino ou voltar para o mundo real e lá enfrentar seus medos e ter a vida que ela merece… Uma vida repleta de amor e felicidade.

O bom desse livro é a leveza e o cuidado com que assuntos de severa importância como depressão, bullying e suicídio são retratados. E a simplicidade com o romance juvenil que a Carolina Munhóz tem.

O reino da vozes - playlist

O livro foi escrito em parceria com a atriz e cantora Sophia Abrahão, e isso só complementou ainda mais a jovialidade da história. A narrativa faz referências constantes à cultura pop através de músicas, é citado SOAD, Beatles, R.E.M, Oasis, entre outros, e o apelido que a protagonista tem é o melhor de todos (não vou falar, quem quiser saber que leia o livro).

O Reino das Vozes que Não Se Calam traz aquela sensação de que não importa o quanto se é jovem ou o quanto se é velho, coisas ruins acontecem o tempo todo, mas se tivermos fé em alguma coisa que seja muito forte ou muito importante para nós, as coisas melhoram.

Eu tenho vários rituais para com livros, um deles é que ao final da história eu sempre levo o livro ao peito e suspiro já saudosa dos lugares que conheci e dos personagens que me foram apresentados, e com esse não foi diferente. Eu acho que se todos tivessem a oportunidade de conhecer esse reino, não haveria tantos jovens acabando com suas vidas por causa de pessoas tão fúteis que não conseguem enxergar o mal que fazem a um ser humano.

E é isso, O Reino das Vozes que Não Se Calam é um ótimo livro. É divertido e diz: “Porque do alto é possível saber a verdade. Tudo que vem do céu é mais forte”, então, quer melhor conselho do que esse?!

O Reino das vozes - autografo

P.S: Este post  é fruto de uma parceria entre o Modo Meu e a Editora Rocco para o seu mais novo selo Fantástica, e no próximo 513 podcast será lançada uma promoção para ser sorteado o livro O Reino das Vozes que Não Se Calam, então fiquem de olho.

Link para compra no Submarino


Posts relacionados